O que significa estar no acampamento?

Acampar é a maneira ideal de se reconectar com a natureza, oferecendo liberdade para personalizar sua experiência conforme suas necessidades, desejos e nível de aventura. Seja para um retiro relaxante ou uma escapada repleta de adrenalina, o acampamento ao ar livre tem algo especial a oferecer.
Desde a infância, sempre sonhei em acampar. Sentia-me conectado com a natureza, mas só agora tive coragem de sair da minha zona de conforto e iniciar essa jornada. Assim, formamos um grupo de amigos e começamos a planejar nossa primeira aventura: um acampamento no Poço da Espingarda.
Reunir-se ao redor da fogueira, contar histórias e contemplar o céu estrelado é uma das formas mais relaxantes de curtir o ar livre. E se você nunca viveu essa experiência, pode parecer desafiador. Mas não se preocupe — estamos aqui para compartilhar tudo o que aprendemos
Trilha para o Poço da Espingarda
O Poço da Espingarda foi uma sugestão da amiga Elaine. Ela foi a responsável por conectar os membros do Grupo de Aventureiros de Paramirim, e organizar várias etapas dessa aventura. Também tivemos uma grande colaboração do amigo Flávio (Piu), o nosso guia e instrutor de acampamento.
No dia 28 de julho (sábado), às 15:20, partimos da avenida Botuporã, em Paramirim, passando pelos pontos turísticos Balneário Rio Paramirim e Barragem do Zabumbão. Fizemos uma breve parada na cidade de Érico Cardoso, e por volta das 17:00, chegamos ao nosso destino.
Onde fica o Poço da Espingarda?
Poço da Espingarda é uma pequena piscina natural, que fica situada dentro de um vale. Sua localização fica a cerca de 7 km da cidade de Érico Cardoso, estado da Bahia. Suas águas são afluentes do Rio Paramirim, à sua volta se forma uma pequena orla com areia e árvores, ideal para fazer pescaria, piqueniques e acampamentos.


O lugar é paradisíaco, sem vestígios de civilização, sem energia elétrica e sem sinal de celular. Para quem vai de carro é preciso estacionar à beira da estrada cerca de 200 m do local. Abaixo das árvores existe uma mureta de cimento que serve de balcão para preparar refeições.
Dicas de acampamento
Mesmo se você for a mais urbana das criaturas, o desejo de sair da cidade para acampar pode dominar sua imaginação a qualquer momento. Se você está pensando em acampar com um carro pela primeira vez, mas também acha que o equipamento e a preparação são um pouco desanimadores, aqui vão algumas dicas para obter sucesso.
- Para economizar dinheiro, peça emprestado ou alugue equipamentos caros.
- Para maximizar seu conforto, leve sempre roupas adequadas para frio e chuva.
- Para satisfazer sua fome movida a ar puro, traga bastante comida.
- Para manter suas opções em aberto, acampe perto de casa. (Não há vergonha em desistir se surgirem problemas.)
- Para garantir uma boa primeira impressão, adie o acampamento se a previsão do tempo estiver péssima.
- Para ter certeza de deixar uma boa impressão para aqueles que vierem depois de você, certifique-se de seguir
- Não deixe rastros.

Equipamentos básicos para acampamento
- Barraca (tenda)
- Colchonete para dormir
- Travesseiro
- Luz de Emergência (opcional)
- Aparelho de som (Opcional)
- Rede (Opcional)
- Galão de Água
- Roupas de Frio
- Saco de dormir (opcional)
- Artigos de higiene pessoal
- Fogareiro
- Botijão
- Grelha
- Dominó (Opcional)
- Violão (Opcional)
- Vara de Pescar (Opcional)

Contemplando o pôr do sol nas montanhas

O sol está indo embora, e a sensação de que estamos no meio do mato vai ficando cada vez mais evidente, no horizonte a nossa frente é possível ver luz tocando suavemente nas árvores e montanhas. Olhando para trás, vem a sombra cobrindo toda floresta. E quando o último minuto do dia se vai, é quando as emoções do acampamento começa acontecer.
Noite de Lua Cheia
A tão esperada noite chegou, debaixo das árvores sob a luz do lampião, as mulheres preparam um delicioso jantar de galinha caipira com arroz e churrasco. Fazer uma refeição no meio do mato tem um sabor especial, o olfato e o paladar ficam mais aguçados, é uma sensação de liberdade, diferente daquela que estamos acostumados em um ambiente casual.
A fogueira já está acessa, todos estão alegres e se divertindo na areia. É difícil não olhar para o céu, quando tem tantas estrelas para se observar. No meio das árvores, luzes flamejantes vão surgindo com o vai e vem dos vaga-lumes, não existe barulho, o único som que se escuta são águas do rio caindo sobre as pedras.
E assim a noite foi seguindo com os amigos em volta da fogueira compartilhando suas histórias sobre diversos temas, bebendo, sorrindo e jogando dominó. Assim que a lua cheia raiou, o poço da espingarda ficou iluminado, e muitos aproveitaram o momento para se banhar.


Acordando no meio da floresta

Como vim parar aqui? Eu olho em volta e tento me orientar. Ainda estou extremamente confuso…
Ao acordar, vejo uma infinidade de belas árvores. O ambiente está repleto de arbustos e plantas verdes exuberantes. Sinto o cheiro de relva por todos os lados. De repente cresceu em mim uma vontade enorme de sair e explorar o vale.
O sol estava começando raiar, desci até o rio e comecei a seguir o seu leito, o som das águas me acalmava, mas ao mesmo tempo, me deixava apreensivo com o que poderia encontrar pela frente. É difícil se equilibrar nas pedras com uma câmera na mão, já levei muitos tombos fazendo este tipo acrobacia. A cada passo que eu adentrava no rio, um novo cenário surgia diante dos meus olhos, me senti envolvido por uma atmosfera radiante como eu nunca tinha me sentido antes. A empolgação era tão grande, que eu não parava de fotografar, a paisagem me lembrava dos contos de histórias, de lugares imaginários onde mora as mais belas fantasias.


Café da manhã com perfume do campo
O café baiano é famoso por ser reforçado: é uma refeição e tanto para começar o dia bem alimentado. E mesmo longe de casa, não ficamos sem as nossas guloseimas. As mulheres prepararam uma refeição digna de um rei. No cardápio estava presente cuscuz, milho-verde, bolo de milho, bolo de chocolate, xiringa, empada etc.


Coisas divertidas para fazer durante o acampamento
Acampar é uma oportunidade para diversão e atividades sérias. Além disso, é uma experiência que você pode personalizar conforme os interesses da sua família com base na estação do ano e para onde você está indo.
Existem inúmeras coisas emocionantes que você pode fazer em seu acampamento, ainda mais se estiver perto de um lago, rio, piscina ou outro curso de água.
- Balançar em uma rede
- Observe as árvores soprando na brisa
- Escute a natureza
- Tire muitas sonecas
- Sonhe acordado e deixe sua mente vagar
- Observação de pássaros
- Leia livros e revistas
- Jogos de cartas
- Jogos de tabuleiro
- Tocar violão
- Pescaria
- Natação
- Fotografar


Sem dúvida, o Poço da Espingarda é um lugar que vale a pena visitar, e pode ser considerado uma importante referência de turismo para a cidade de Érico Cardoso.
Turma do acampamento

A minha experiência em acampar foi maravilhosa, é claro que sempre surgem alguns imprevistos, mas isso faz parte da aventura. Os momentos incríveis que eu passei ao lado de amigos as margens do rio ficarão para sempre nas lembranças. Espero que você agora se sinta mais seguro para acampar, conte nos como foi a sua experiência, e dicas de lugares para acampar.